Loading...

1982: 19 - O "escândalo" de Detroit

Pela primeira vez na história da Formula 1, um país tinha três corridas no seu calendário: eram os Estados Unidos. Bernie Ecclestone sempre quis que a categoria máxima do automobilismo tivesse um pedaço da audiência nos Estados Unidos, esperando aumentar os seus lucros. Contudo, num país que tinha tantos desportos, e a CART e o NASCAR eram dos rivais da Formula 1, iria ser complicado.

Contudo, quando a Formula 1 chegou à capital do automóvel americano (Ford, GM e Chrysler tinham ali as suas sedes), a organização do Grande Prémio era... amadora. Por causa de atrasos na organização, a sessão extra que deveria ter acontecido na quinta-feira foi cancelada, e na sexta-feira, a sessão da manhã também foi cancelada, tendo apenas começado a treinar na sexta-feira à tarde. Assim, as duas sessões de qualificação aconteceram no sábado, com quatro horas de diferença.

Para piorar as coisas, no sábado, o tempo esteve nublado, ao ponto de os pilotos terem de ir para a pista marcar um tempo o mais rapidamente possível, antes que chovesse e prejudicasse as suas voltas. A pista ainda estava suja e foi pródiga em acidentes.

E naqueles tempos dos turbo, há quem ficasse prejudicado. Esse receio caiu em cheio na equipa Brabham, quando Nelson Piquet quis marcar um tempo... e não conseguiu. Primeiro tentou com o carro normal, mas não conseguiu, e depois pegou no de reserva, não conseguiu também. O escândalo ficaria completo na parte da tarde, quando a chuva fez a sua aparição e o brasileiro, campeão do mundo... ficou de fora da corrida. Algo que não acontecia desde o GP dos Estados Unidos de 1980, quando Jody Scheckter foi o penultimo na tabela de tempos, não tendo corrido.

Do outro lado, Alain Prost era o "poleman", com Andrea de Cesaris quase a fazer a mesma graça de Long Beach, pois foi segundo no seu Alfa Romeo. A corrida aconteceria no dia seguinte, e iria ter os seus momentos. Mas a não-qualificação de Naleon Piquet era a noticia do dia, mostrando que o os turbo ainda não eram fiáveis.

Loading...
Loading...
0
Loading...