1982: 24 - Patrick Tambay

O trágico desaparecimento de Gilles Villeneuve, a 8 de maio, faz com que a equipa de Maranello tenha de arranjar um bom substituto. E a escolha acabou por ser algo surpreendente, porque não só era outro francês, como era... amigo pessoal do morto.

Até aquele momento, Patrick Tambay, aos 33 anos de idade (tinha nascido a 25 de junho de 1949 em Nice) tinha conseguido 14 pontos, resultantes de passagens por Surtees, Ensign, McLaren, Theodore e Ligier. Não tinha alinhado na temporada de 1980, e no inicio de 1982, tinha testado no Arrows em Kyalami, antes de ser substituído por Brian Henton.

E era por isso que ele tinha tentado a sua sorte em paragens americanas. Tinha andado na Formula 5000 e na Can-Am, sempre pela equipa de Carl Haas, com bons resultados, tendo vencido em 1977 e 1980 o campeonato de Can-Am.

Villeneuve e Tambay eram bons amigos, e o francês tinha sido até o padrinho de batismo de Jacques, o filho de Gilles. E no inicio de 1982, o canadiano tinha dito que sentia pena que o seu amigo não tivesse lugar na Formula 1. A grande ironia era que ele conseguiria o lugar à custa dele...

New Love food? Try foodtribe.
Loading...
Loading...
0
Loading...