Em 2020 a última perua saiu de linha no Brasil

Chegou a vez da Fiat Weekend

16w ago
832

No dia 27/01/2020 fora encerrada a produção da Fiat Weekend na fábrica da Fiat em Betim, Minas Gerais.

Desde 1997 mais de 530mil unidades fora vendidas desde então, um carro robusto, que aguentava todo tipo de necessidade, mudanças, carros de polícia, ambulância, vendedor ambulante, carrinho de cachorro quente e por ai vai..... Com um porta-malas de 460 litros era possível fazer absolutamente qualquer coisa.

A perua derivada do Fiat Palio, lançada em 1997, com 6cm e uma suspensão do tipo braços arrastados se diferenciava do Palio comum, em 1999 entrava a versão Adventure, que recebia adereços plásticos, uma febre no inicio dos anos 2000. No ano de 2001 chegava ao mercado uma perua desenhada por nada menos que Giorgetto Giugiaro, responsável por design de algumas Ferrari's. 2008 fora um ano de muitas novidades para o Palio Weekend, a adição do sistema de bloqueio de diferencial na versão Adventure e o lançamento do Palio Weekend Elétrico em parceria com a usina hidrelétrica de Itaipu, a bateria, que ficava no porta-malas geravam até 20 cv e torque de 5,1 Kgfm, o modelo tinha autonomia de 120km. Em 2015 por uma estratégia de marketing a perua deixa de se chamar Palio Weekend adotando somente o nome Weekend.

“A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial” , “Nos mantivemos sempre atentos ao que o consumidor procura, por isso entramos em uma fase acelerada de mudança na Fiat. Para atender ao desejo do cliente brasileiro, está previsto o início da produção de três novos modelos a partir de 2020. Dois deles vão colocar a nossa marca no segmento de SUVs” palavras do Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.

Desde os anos de 2000 as peruas vem saindo do gosto do público em geral, e com a chegada em massa dos SUVs as peruas ou station wagons como queira chamar, perdeu o pouco espaço que ainda tinha. As peruas são carros com uma dinâmica superior aos SUVs, maior espaço interno e outra série de motivos.

Uma pena que a Fiat Weekend nos deixou, eu como fã indiscutível da carroceria wagon e proprietário de uma, não me renderei a SUV algum. Save the Wagons.

Fonte: Fiat

Join In

Comments (5)

  • Não entendo o princípio de SUVs pequenos, como T-roc ou sla, o Hr-v. Pessoas procuram carros maiores porque a família cresce. Beleza. Aí ao invés de pegar uma perua, que tem mais espaço interno que essas coisas (vide o a4 Avant em comparação ao q3 se não me engano), optam pelo tamanho em altura...

      1 year ago
    • A Q3 é um ovo, carro minúsculo. As pessoas compram esse tipo de carro pq acham legal se sentir altinho, tá todo mundo alto pq tá todo mundo usando esses carros, e que podem pular quebra molas, passar em buracos que tá tudo bem, o perfil dessas...

      Read more
        1 year ago
  • Uma perua que faz falta era o Marea Weekend, mesmo com a zoeira toda por trás do modelo, era um baita carro

      1 year ago
    • Pois é, não se fazem mais carros como antigamente. Recentemente andei em um sedã 2.4 e cara.... Como é legal, nostálgico e analógico.

        1 year ago
    • Simm, é outra vibe comparada com os carros atuais

        1 year ago
5