Bom, chamar o Paceman de SUV ou de hatch é demais, se for considerar ele um SUV é o precursor da moda atual dos SUV CUPÊ, justamente pelo formato da coluna C e ele é um carro 2 portas 2+2, ou seja 4 lugares.

O MINI Paceman fora lançado em 2013 como um modelo esportivo e menos familiar do Countryman, com quem compartilhava diversos elementos. No Brasil existiu 2 versões: Cooper S 1.6 turbo 184hp 24,5kgfm de torque, e a última e mais potente John Cooper Works, ou JCW, 1.6 turbo 218hp, os modelos no Brasil tiveram o câmbio automático de 6 marchas, existia a opção de câmbio manual de 6 marchas também no exterior. Todas as versões eram equipadas com suspensão independente nas quatro rodas. Zero-100 da versão Cooper S era de 7,8s enquanto a JCW fazia em 6,8s. Fora do Brasil existiu uma versão chamada Cooper, sem o S, 1.6 aspirada e outra chamada Cooper D, em referência ao combustível utilizado, diesel.

O Paceman, com exceção da versão Cooper, na S era opcional, utiliza o sistema de tração integral permanente ALL4, que em seu uso normal é 50/50 sendo capaz de mandar até 100% da tração para o eixo que estiver sem aderência. Seu sistema de tração é tão bom/ funcional que tornou o modelo popular em países onde nevam.

Os modelos MINI possuem muita personalidade com características que não eram vistas, e não são até hoje, como por exemplo o velocímetro no centro do painel, em referência ao Big Ben, o relógio londrino, a frente do motorista ficava somente o conta giros, que tinha um pequeno visor mostrar a velocidade em digital, eu sou um fã dessa geração pelas peculiaridades nos modelos.

Quem já dirigiu um MINI sabe como é um como a direção é precisa, a suspensão firme, até demais para o uso Brasil. Você consegue sentir tudo o que se passa no momento da direção, respostas rápidas, lembrando até um kart. O espaço no Paceman é muito bom, por ser um 2+2 o aproveitamento no banco traseiro é excelente.

No Brasil por se tratar de um carro de nicho e bem caro, custava R$140K na versão Cooper S e R$220K para JCW, então não é comum ver um rodando por ai.

Lembrando que a MINI é uma marca britânica que fora comprada pela BMW no inicio dos anos de 1990. Desde essa época até os dias atuais existem alguns easter egg em seus modelos.

Galeria de fotos:

MINI Cooper S

MINI JCW

​Vídeo

Loading...
New Love food? Try foodtribe.
Loading...
Loading...
Loading...
2
Loading...