Novo Volkswagen Golf GTI MK8

Desde 1976 o Golf GTI encanta, são 44 anos de história e um tremendo sucesso.

16w ago
1.3K

Juntamente com o GTI, em 2020 a VW apresentou os novos modelos GTE(versão hibrida) e GTD(versão diesel), a apresentação ao público ocorreru durante o salão de Genebra, nos dias 5-15 de março/20. Esse artigo será voltado somente ao GTI.

A motorização recebeu um upgrade, continua o 2.0 TSI EA888.4, contudo agora com 245cv, torque de 37,7 kgfm e duas opções de câmbio, uma manual de 6 marchas padrão ou a outra como opcional, de dupla embreagem DSG de 7.

O Golf MK8 preserva muitas linhas da geração anterior, porta-malas, linha de cintura.... Eu diria que o novo Golf estaria mais para um facelift que uma nova geração.

Faróis em LED, existe uma faixa continua em LED logo abaixo do capô que sai dos faróis e vai até o logo da VW, esta faixa serve como DRL, grades no estilo favo de mel, característica inconfundível no GTI, os faróis de neblina são opcionais, difusor traseiro, rodas básicas de 17" e 18" e 19" como opcionais.

No interior o que mais chama atenção é a alavanca de câmbio do DSG, 'inspiração' clara no Porsche 911 geração 992, um joystic(esquisito?) que agora é totalmente eletrônico, o volante revestido em couro, que na versão GTI possui costuras vermelhas, seus comandos são por indução, esqueça aqueles botões que conhecíamos, não somente na nova geração do Golf, os novos carros estão adotando cada vez mais esse tipo de design, até mesmo o clássico seletor de ajustes dos faróis foi remodelado, sai o sistema giratório e entra uns botões(chatos para falar a verdade). Bancos esportivos, com a clássica costura xadrez nas cores vermelha e cinza.

O cluster possui uma tela de 10.25" que permite diversas configurações e opções de mostradores, aquilo tudo que já conhecemos, e a central multimídia 10", três modos de condução, sendo eles: Eco, Comfort e Sport. Suspensão cerca de 15mm mais baixa, uma coisa que já existia na geração anterior e não tivemos no Brasil é a suspensão adaptativa que continua na nova geração, diferencial blocante.

No quesito tecnologia existe um sistema, um pouco bizarro e assustador para alguns, que permite o Golf MK8 se comunicar com outros Golf MK8.... assistência de faixa, frenagem de emergência, ACC, park assist, dentre outras.

Agora se ele chega ao Brasil é uma duvida, é especulado que ele venha em poucas unidades importado da Alemanha, nada confirmado pela VW.

No Reino Unido o GTI custa a partir de £36.010 e £37.215 para a versão GTI Clubsport.

Curtiu o novo Golf GTI? Deixe sua opinião.

Join In

Comments (2)

  • Apesar da de haver discussões do design novo. Achei top. Dilema agora é se vem ou não pro Brasil.

      1 year ago
    • Pois é, mas ainda não perdoei a VW por não ter trazido a geração MK5 e 6 do Golf....

        1 year ago
2