O que são as transmissões do tipo "dogleg"?

Pense duas vezes antes de trocar de marcha!

Atualmente, esportivos são equipados com câmbios de dupla embreagem que fazem trocas em milésimos de segundo, extraindo o máximo de performance do conjunto mecânico do carro.

Porém, antes dos DCTs e sequenciais serem introduzidos, havia apenas a opção de câmbios manuais no padrão H, e a velocidade das trocas dependia da habilidade do piloto. A maioria dos carros tinham cinco marchas, e a primeira só era utilizada em velocidades muito baixas, como quando o carro está alinhando no grid de largada.

Procurando diminuir o tempo das trocas, carros de corrida e esportivos utilizavam então as transmissões dogleg, onde a ré ficava no lugar da 1ª, a 2ª no lugar da 3ª e assim por diante. Nesse tipo de padrão, era muito mais fácil e rápido trocar entre 2ª e 3ª marcha, facilitando a vida do piloto.

Padrao de transmissão dogleg

Padrao de transmissão dogleg

Claro, isso acabava dificultando as trocas entre 4ª e 5ª, mas como as curvas de 2ª marcha são as de frenagens mais fortes (e geralmente pontos de ultrapassagem), valia a pena fazer com que o movimento de reduzida fosse mais fácil.

Agora, de onde veio esse nome? Bom, a resposta requer um pouco de uso de criatividade: o movimento entre 1ª e 2ª "lembra" o formato das dobras de patas traseiras de cachorros. De fato, o o formato lembra mesmo as patas, mas é difícil acreditar que a primeira coisa que veio à cabeça das pessoas na época ao olharem pra transmissão foram os animais.

"Dogleg"

"Dogleg"

Ao longo da história, vários carros foram equipados com transmissões dogleg, desde Ferraris como a Testarossa (capa deste artigo), esportivos alemães como o BMW E30 M3 e Mercedes 190E 2.3 Cosworth, e mais recentemente o Aston Martin Vantage AMR.

Join In

Comments (3)

  • O câmbio manual em si ta morrendo, querer ressuscitar algo que já ta enterrado é quase que impossível. Minha eterna 190-E 2.3-16V <3

      9 months ago
  • Muito legal, tenho curiosidade de guiar um dogleg mas nunca tive a sorte

      9 months ago
Loading...
Loading...
3