Uma ideia diferente

É com esse trocadilho horroroso que começamos este post.

42w ago

254

Este artigo é um tanto quanto curioso, Fiat Idea, mas um modelo diferente do que tivemos por aqui. Essa versão mais especificamente é a versão italiana, lançada em 2003 e perdurou até 2012, a nossa chegou somente em 2005 e foi até 2016. A Fiat Ideia é uma minivan, ao estilo MPV, para 5 passageiros, compartilhava a plataforma do Fiat Punto, seu design passou pelo estúdio de Giugiaro o Italdesign.

O interior era algo completamente diferente da nossa versão, enquanto o nosso painel era uma adaptação do Palio de 3ª geração, o painel do Fiat Idea italiano era central, algo que o Citroen Xsara Picasso utilizava, ame ou odeie esse tipo de painel, não somente o painel como todo o console era diferente, notamos materiais de melhor qualidade, o uso do plástico emborrachado, opcional de ar condicionado digital com duas zonas, o carro já era compatível com o sistema de ancoragem de cadeirinhas de bebê, os bancos traseiros tinham trilhos.

Interessante como até o local de abertura da porta na parte interna tinha um design único, o volante não chegou a ser comercializado no Brasil também, o farol tem um detalhe diferente quase imperceptível, no europeu, onde fica o pisca, naquela parte é alaranjado enquanto o brasileiro não tem isso, ao menos tivemos um opcional legal que era o teto solar duplo panorâmico, isso é legal e raro de se ver no Brasil.

Existem mais de 20 porta-objetos dentro do Fiat Ideia, os bancos traseiros podiam ser rebatidos, aumentando a capacidade do porta-malas que eram de 320 litros e passavam para 1420 litros, por falar em bancos, eles me pareciam melhores comparados com o do modelo brasileiro, um banco com uma qualidade maior nos materiais.

De motorização na Itália existiram 7 opções, sendo 3 gasolina. A potência ia de 76hp aos 94hp com gasolina, já com diesel ia de 69hp à 120hp. A opção de câmbio era manual ou automatizada dualogic, ambas com 5 marchas.

Sabemos que operar no Brasil custa caro, e que o Brasileiro talvez não recebesse com muito carinho o painel centralizado, aqui temos só mais um exemplo de como um carro que fora vendido em vários países foi abrasileirado para se adequar ao gosto e principalmente ao preço do brasileiro, não é atoa que o Fiat Idea virou moda e vendeu bastante.

Gostou de saber um pouco mais? A ideia foi boa? Diz ai nos comentários o que achou.

Join In

Comments (3)

Loading...
Loading...
3